A Agrária é uma cooperativa que está localizada em Guarapuava (PR), no distrito de Entre Rios, centro-oeste do estado. As principais culturas produzidas pelos cooperados são soja, milho, trigo e cevada. As unidades de negócios Agrária Malte, Agrária Farinhas, Agrária Nutrição Animal, Agrária Sementes, Agrária Óleo e Farelo, Agrária Grits e Flakes conferem a essas commodities maior valor agregado.

A estrutura da Cooperativa é composta desde a pesquisa agrícola realizada pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA) até a industrialização e três unidades de armazenagem. Seu maior mercado ainda é no território nacional, mas há a exportação de fubá e grits para países da África como Angola e Congo e Porto Rico, na América Central. De acordo com dados do Relatório Anual de 2019, a Agrária é composta por mais de 600 cooperados e 1400 colaboradores, com um faturamento total de quase R$4 bilhões no ano passado.

A Cooperativa filiou-se ao InPAR há pouco mais de um ano, com o objetivo de atender as obrigações legais em âmbito estadual e nacional. A empresa apoia a Associação de Catadores de Entre Rios por meio do fornecimento de um barracão e equipamentos em comodato para a realização das atividades da Associação e fornece mensalmente EPI’s, material de limpeza e cestas básicas de alimentos aos catadores, entre outras ações. Além disso, envia embalagens de defensivos agrícolas e óleo hidráulico para a realização do processo de logística reversa.