A Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol) é uma das principais cooperativas brasileiras na comercialização da carne de frango e peixe, além de oferecer uma linha de lasanhas prontas, empanados, congelados, vegetais e industrializados. Os produtos estão em milhares de redes de supermercados do Brasil e em mais de 60 países.

A Copacol conta com 19 unidades de recebimento e armazenagem de grãos em uma área de 190 mil hectares, no Oeste do Paraná e possui uma sede administrativa em Cafelândia. Ao todo, as unidades de recebimento e armazenagem de grãos comportam mais de 1,2 milhão de toneladas de grãos por ano. Em 2020, implantou unidades de recebimento de grãos em cinco cidades da região Sudoeste do estado.

A Copacol possui mais de 10 mil colaboradores em 33 municípios. Além disso, conta com mais de 6 mil cooperados – agricultores que atuam em todo o sistema de integração, desde a entrega de grãos para fabricação de ração até avicultores, piscicultores, suinocultores e produtores de leite.

De acordo com o assessor de meio ambiente da Copacol, Celso Brasil, a Copacol acompanhou desde o início as discussões e ações sobre Logística Reversa no Estado, com a filiação ao InPAR logo no ano de sua criação, em 2017.

“Queremos atender às exigências da Logística Reversa de embalagens, visto que elas coincidem com o propósito da Copacol em oferecer alimentos seguros aos seus clientes e consumidores, mediante um ciclo de processo produtivo e comercial sustentável. Com a adoção deste sistema, temos a certeza de que haverá redução dos impactos ambientais, em que a embalagem tem a destinação correta com menor encaminhamento dos resíduos aos aterros, o que evita danos e prejuízos à natureza. O respeito ao meio ambiente está entre nossos objetivos principais”, comenta Brasil.