O Grupo 2 Irmãos surgiu como Cafeeira 2 Irmãos na cidade de Santo Antônio da Platina, interior do Paraná, atuando nos mercados de café de Londrina e de Santos. A empresa se expandiu ao longo dos anos e, em 2019, já possui um parque industrial de aproximadamente 6.500 m², três centros de distribuição em Curitiba, Itu e Assis, e unidades de recebimento de café em Carlópolis e Lavrinha, no Paraná. Atualmente, são gerados 120 empregos diretos e 600 indiretos.

O Grupo industrializa 550 toneladas por mês de cafés torrado e moído e 10 toneladas mensais de cafés especiais. Possui uma estrutura com capacidade de processamento superior a 500 mil sacas de café verde e um laboratório de análise sensorial e torrefação de café, para marcas próprias e marcas de terceiros, para os estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Atrelados ao grupo também estão 15 marcas próprias de cafés torrado, moído e espresso.

A empresa se filiou ao grupo em 2018 como uma maneira de reduzir a quantidade de resíduos produzidos e de cumprir com as obrigações da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O proprietário da empresa, Silvio Aparecido Alves, explica a importância do trabalho em parceria com o InPAR. “A má gestão do lixo impacta negativamente ao meio ambiente e compromete a nossa própria qualidade de vida. O INPAR e seus associados, através de ações concretas vem contribuir para diminuir a quantidade de resíduos, minimizando assim os impactos na sociedade como um todo. A logística reversa é, portanto, um importantíssimo instrumento econômico e social”, afirma.

Entre as ações práticas para uma gestão adequada dos resíduos sólidos na empresa estão a manutenção de um contrato com uma empresa especializada que realiza a coleta, transporte, separação e envio de todo o material descartado na fábrica.