O Laboratório Lapronat Ltda. foi fundado em 1992 em Curitiba e desde então produz cosméticos de alta qualidade para a marca própria e para terceirização. O foco inicial da empresa era vender os produtos de porta em porta na cidade, mas com a expansão da marca, o atendimento foi ampliado para a terceirização e Linha Botica Brasil. São contabilizados 20 empregos diretos e mais de 35 mil empregos indiretos com a comercialização da marca própria e considerando os terceiristas para os quais a empresa produz.

São produzidos, aproximadamente, 350 produtos entre a linha cosmética e PET, sendo os best-sellers com ativos naturais para o cuidado do corpo, cabelos, pele e estética. Todos as mercadorias são registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A média de produção, entre marca própria e terceirização, alcança os 40 mil itens ao mês, totalizando quase meio milhão de produtos ao ano.

A afiliação junto ao InPAR ocorreu em junho de 2018 com o intermédio do Sindiscométicos, sindicato parceiro do Instituto Paranaense de Reciclagem. “Procuramos uma entidade que nos desse assessoria sobre logística reversa. Por sermos uma empresa de pequeno porte, não teríamos como realizar estas ações com a eficácia e impacto que o InPAR realiza”, comenta Anderson Friedrich, gerente de compras do Laboratório Lapronat.