Visita da comitiva portuguesa tem como objetivo aprofundar a articulação institucional no setor de águas e resíduos no Paraná

Curitiba recebe esta semana a comitiva da Missão Internacional Portugal-Brasil Águas & Resíduos. A primeira reunião com o grupo está agendada para quinta-feira (1°), às 10h, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e terá a participação do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR).

A visita tem o objetivo de dar continuidade às articulações institucionais e de cooperação técnica em curso nas áreas de meio ambiente, saneamento e gestão de resíduos sólidos. Durante o encontro, serão realizadas reuniões temáticas bilaterais entre as entidades e empresas (públicas e privadas) envolvidas na iniciativa.

Para o presidente do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), Rommel Barion, o encontro é importante para fortalecer a parceria com Portugal no setor de resíduos. “A visita da comitiva pode viabilizar oportunidades de negócios, projetos e consultorias. O InPAR esteve recentemente em uma missão de resíduos sólidos em Portugal e foi enriquecedor. Temos muito a aprender com os portugueses”, comenta.

As entidades anfitriãs da Missão no Paraná são: Fiep, InPAR, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Paraná Cidade, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Águas Paraná.

A comitiva chega ao Brasil no dia 27 de janeiro e permanece até 3 de fevereiro, com passagens pelas cidades de Niterói e Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Entre os participantes da comitiva oficial portuguesa estão o secretário de Estado do Ambiente de Portugal (Seamb), Carlos Martins, e o chefe de gabinete da Seamb, Artur Cabeças; o presidente da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (Ersar), Orlando Borges; a diretora da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Inês Diogo, entre outros representantes de entidades e empresas.