Durante o mês de junho, tivemos algumas novidades que movimentaram os segmentos da logística reversa e da reciclagem, mesmo em meio à pandemia. A primeira novidade foi a abertura de uma consulta pública para apreciação do “Termo de Compromisso para Implementação de Ações Voltadas à Economia Circular e Logística Reversa de Embalagens em Geral”, iniciativa promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria a seis grandes indústrias brasileiras. A segunda foi a publicação do Decreto Federal que regulamenta a logística reversa de medicamentos.

As duas novidades mostram um sinal claro de que, mesmo em meio à crise econômica, o tema da logística reversa continua em pauta e continua relevante para o setor produtivo, os governos e a sociedade em geral. No caso da consulta pública, se trata de uma iniciativa importante que pode representar um estímulo para o desenvolvimento da Economia Circular no Brasil.

Já a publicação do decreto mostra uma importante articulação realizada entre as associações farmacêuticas e o governo para que a logística reversa dos medicamentos possa ser cumprida. O texto publicado oferece todos os requisitos necessários para que haja a destinação adequada dos resíduos sólidos: envolve a participação de todos os entes da cadeia produtiva, incluindo consumidores, varejistas, distribuidores e fabricantes. É com esse espírito colaborativo que poderemos alcançar resultados significativos.

A colaboração também foi o grande tema do webinar promovido pelo InPAR no dia 16. Nosso primeiro evento online contou com a participação de Fabricio Soler e Edy Merendino, que realizaram apresentações de alto nível e traçaram um importante panorama sobre os mercados da reciclagem e da logística reversa durante e após a pandemia. Contamos com a colaboração da Fiep na realização do seminário, além da audiência e da grande interação de representantes do setor produtivo e importantes entidades representativas presentes em todo o país. Esse foi o primeiro evento virtual realizado pelo InPAR e com o apoio de vocês podemos realizar novos eventos de grande relevância para o desenvolvimento das práticas sustentáveis no nosso país. Esses e outros conteúdos você pode conferir em nossa newsletter e no site do InPAR.

Instituto Paranaense de Reciclagem