Está aberta até o dia 30 de setembro a consulta pública sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. A consulta está aberta desde o dia 31 de julho. Essa é a segunda versão do Planares, a primeira foi elaborada em 2011.

O plano traz um panorama sobre os resíduos sólidos no país e propõem cenários para enfrentar os desafios referentes a essa questão, em especial para colaboração no fim dos mais de 3 mil lixões espalhados pelo Brasil. O plano também traz metas e propostas para os próximos 20 anos a partir de tendências macroeconômicas nacionais e internacionais. A intenção é que a cada quatro anos essas metas sejam revisadas a fim de orientar os investimentos alocados no setor.

Entre algumas das metas apresentadas estão o fim dos lixões até 2024, em consonância com a proposta apresentada pelo Marco Legal do Saneamento Básico recentemente, o acesso de 72,6% da população à coleta seletiva até 2040 e a recuperação de 45% das embalagens em geral por meio do sistema de logística reversa até 2040. Também estão previstas outras metas relacionadas à formalização de catadores com cooperativas e associações, a reciclagem de resíduos secos, o reaproveitamento do biogás gerado da decomposição do lixo orgânico, entre outras metas.

Você pode conferir o documento completo e enviar a sua contribuição aqui.