O InPAR realizou a contratação de um novo executivo para integrar o seu corpo técnico. Gustavo Fanaya é graduado em Ciências Econômicas pela UFPR com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/RJ. Atuou como Coordenador Técnico do SINDICARNE, Chefe do Departamento Econômico da ABRAFRIGO e coordenador regional de pesquisa mercadológica da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD). Também atuou como Gerente de Fomento e Desenvolvimento na FIEP, Diretor Executivo do CIFAL-Curitiba e como economista-chefe do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). Integrou o Conselho de Politica Econômica da CNI e é atualmente membro da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável.

Fanaya será o executivo responsável por gerenciar os projetos de logística reversa, representar o InPAR no diálogo e nas negociações com entidades e órgãos públicos e supervisionar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e dos acordos estaduais. O executivo terá dedicação exclusiva para ampliar as ações do instituto e difundir a logística reversa no estado.

“Nosso objetivo é otimizar ao máximo os investimentos alocados pelas empresas associadas para o cumprimento das metas definidas nos acordos e compromissos coletivos, através do fortalecimento de iniciativas locais (prioritariamente de associações e cooperativas de catadores) voltadas à logística reversa de embalagens pós-consumo, sempre através de parcerias com o poder público, empresas, organizações sociais, escolas e universidades, além de desenvolver ações que promovam a sensibilização da sociedade para consolidar a cultura da sustentabilidade e o conceito da Economia Circular”.

Reuniões

No último dia 28, foi realizada a 2ª reunião do Conselho de Administração do InPAR, que tratou dos aspectos iniciais do Plano de Trabalho para 2021. No encontro, o novo executivo Fanaya foi formalmente apresentado, e apresentou ao Conselho algumas priorizações que serão incorporadas ao Plano. A reunião, ainda, contou com informes institucionais, financeiros e técnicos.

Já no último dia 15 de outubro, o Comitê Técnico do InPAR esteve reunido para discutir os resultados parciais dos projetos desenvolvidos. Também, foram apresentados os rascunhos dos novos roteiros do projeto da panificação, destinado a divulgar mais detalhes sobre o descarte correto de embalagens e a logística reversa em mensagens impressas em cartuchos de pão a serem utilizados pelas panificadoras associadas ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná – SIPSEP, um dos fundadores do InPAR. O comitê ainda tratou sobre os informes federais e estaduais relacionados à logística reversa e da chegada do executivo Gustavo Fanaya à entidade.