O Instituto Paranaense de Reciclagem participou, no dia 28 de março, do encontro para a elaboração da Rota Estratégica da Economia Circular 2031. Realizado no Campus da Indústria do Sistema Fiep, o evento reuniu profissionais da indústria, representantes de instituições de ensino e pesquisa, do governo e do terceiro setor para debater sobre o futuro da indústria paranaense em um horizonte de 12 anos. Ainda não finalizado, o documento é uma iniciativa dos Observatórios do Sistema Fiep cujo propósito central é sinalizar caminhos de construção do futuro para os setores identificados como mais promissores.

Para Rommel Barion, presidente do InPAR, a participação do instituto em documentos como esse é imprescindível. “Precisamos fazer parte de tudo o que diz respeito à economia circular e desenvolvimento sustentável e estamos muito felizes em participar da construção da Rota”, comenta.

Com o objetivo de construir, coletivamente, uma reflexão prospectiva e desenhar visões de futuro, a Rota Estratégica da Economia Circular também busca identificar barreiras e fatores críticos de sucesso para o alcance das visões de futuro desejadas, elaborar uma agenda convergente de ações de todas as partes interessadas para a concentração de esforços e investimentos, e elaborar mapas com trajetórias possíveis e desejáveis para a economia circular paranaense até o ano de 2031.