Em 2010, o Governo Federal sancionou a Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), promovendo:

01. Prevenção e redução na geração de resíduos.

02. Instrumentos para aumentar a reciclagem e a reutilização de resíduos sólidos.

03. Hábitos de consumo sustentável.

A estruturação de sistemas de logística reversa consta como um dos instrumentos da PNRS para aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. O objetivo principal da logística reversa é reinserir os resíduos sólidos pós-consumo em novos ciclos produtivos.

O QUE É
LOGÍSTICA REVERSA?

Da produção ao consumo, os produtos industrializados seguem um fluxo lógico:

Já na logística reversa, como o nome sugere, o fluxograma segue o caminho inverso, dos resíduos do produto no pós-consumo até a sua origem.

CURIOSIDADES SOBRE RECICLAGEM:

01. Uma lata de bebida reciclada, economiza energia suficiente para manter uma televisão ligada durante 3 horas.

02. São necessárias 5 toneladas de bauxite e o consumo de 17.600 kw/h de energia, para obter apenas 1 tonelada de alumínio.

03. A reciclagem do alumínio é obtida por refusão onde a matéria prima é derretida em fornos giratórios que atingem os 700º C.

04. Os resíduos de embalagens de alumínio, demoram cerca de um século até se degradarem por completo.

05. Sabia que uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.

06. Sabia que, para se decompor na natureza, o vidro leva milhares de anos? Sendo 100% reaproveitado, e parte pode ser reciclável, o vidro não produz resíduos na hora da reciclagem e economiza 30% de energia elétrica. O vidro nunca acaba, pode ser reciclado indefinidamente.

07. Sabia que, por cada tonelada de vidro reciclado, poupa-se em média, mais de uma tonelada de recursos (603 Kg de areia, 196 Kg de carbonato de sódio, 196 Kg de calcário e 68 Kg de feldspato)? Além disso, por cada tonelada de vidro novo produzido, são gerados 12,6 Kg de poluição atmosférica, pelo que, o vidro reciclado reduz em 15 a 20% essa poluição.

08. Sabia que, em cada ano, um automóvel produz, em média, quase quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono.

09. Muitos objetos usados diariamente, como vasos, cabides e vestuário, são feitos a partir de plástico reciclado.

10. Com 5 garrafas de PET pode obter-se poliéster suficiente para produzir uma T-Shirt do tamanho XL.

11. Por cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de uma tonelada de petróleo.

12. Diariamente, cada um de nós é responsável pela produção de cerca de 1,3 kg de resíduos, o que ao longo de um ano são quase 500 kg.

13. Uma lata de alumínio pode demorar entre 100 a 500 anos a degradar-se enquanto uma garrafa de vidro pode nunca chegar a desaparecer no meio ambiente.

14. 1 tonelada de papel reciclado evita o abate de 22 árvores e evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, um gás responsável pelo efeito de estufa.

15. Produzir uma tonelada de vidro reciclado poupa, em relação ao vidro virgem, 1200 kg de matéria-prima e 100 kg de fuel.

16. 1000 kg de PET (plástico) permitem produzir 2000 calças em poliéster.

17. A reciclagem de 1000 kg de aço evita a extração de 1500 kg de minério.

18. 3 kg de resíduos orgânicos dão origem a 1 kg de fertilizante.

19. 1 litro de óleo alimentar usado chega a contaminar de uma só vez 1 milhão de litros de água, o suficiente para a sobrevivência de uma pessoa até aos 40 anos.

20. Sabias que se poupam 400 quilos de areia para fabricar uma tonelada de vidro, a partir do vidro que colocas no contentor verde.

21. Sabias que os plásticos são feitos a partir do petróleo, que pode acabar para sempre e que reciclar plásticos diminui a poluição do ar.

22. Sabias que se levarmos os lixos recicláveis aos ecopontos se reduz a quantidade do lixo a depositar no aterro sanitário.

23. Com um quilo de vidro quebrado faz-se exatamente um quilo de vidro novo.