Por meio de uma transmissão ao vivo, o estado do Mato Grosso do Sul lançou no dia 31 de julho o Sistema de Gerenciamento de Logística Reversa de Embalagens em Geral  (Sisrev/MS). A plataforma possibilitará que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) reúna todas as informações sobre a entrada e saída de embalagens em geral e realize um controle sobre os materiais. Deverão estar inclusas na plataforma o gerenciamento de embalagens de vidro, papel, papelão, plástico, metal e outros materiais reciclados. A meta é que haja um percentual mínimo de 22% de retorno de todo o volume disponibilizado para o mercado. Para isso, as marcas devem estruturar um sistema para o recolhimento e envio das embalagens para reciclagem ou ainda poderão comprar créditos diretamente das cooperativas de reciclagem.

As empresas e entidades gestoras realizarão o cadastro na plataforma e fornecerão informações sobre seus processos até o dia 4 de setembro. As empresas preencherão um formulário auto declaratório com o volume de embalagens disponibilizadas ao mercado, o que permitirá a fiscalização por parte dos órgãos ambientais.

A plataforma é composta por um módulo de rastreamento de notas fiscais, módulos de cadastro, acompanhamento e anexos. A primeira versão lançada conta apenas com o cadastro de informações. Até dezembro deve ser lançada a segunda fase com a possibilidade de envio de relatórios.

Histórico

Até o lançamento desse sistema o Mato Grosso do Sul realizou diversas iniciativas para estimular a logística reversa no estado. Em 2016, o estado publicou uma resolução que estabeleceu as diretrizes e procedimentos para análise e aprovação das propostas dos sistemas de logística reversa. Em 2019, um decreto do governo estadual estabeleceu que esses atores deveriam implementar e estruturar seus sistemas de logística reversa. Em maio de 2020, uma nova resolução trouxe mais detalhes sobre a implantação do decreto, definindo grupos de embalagens recicláveis e estabelecendo a documentação necessária para a qualificação da empresa aderente e os procedimentos do processo de homologação.