No dia 17 de maio, foi celebrado o Dia Internacional da Reciclagem. Instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a data tem como objetivo chamar a atenção da população mundial para a conscientização acerca da coleta, separação e destinação correta de materiais recicláveis. Na sequência de datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente, no dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a data faz parte das comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída pelo governo brasileiro em 1981 com o intuito de promover debates e incentivar a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Brasil.

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, em 2019 o InPAR participará, novamente, do Mutirão de Limpeza da Baía de Guaratuba. Em sua 12ª edição, o evento, promovido pelo Instituto Guaju, acontece no dia 8 de junho, das 08h às 13h, e mobilizará cerca de 350 voluntários. Contamos com a colaboração de todos nessa ação, que já se tornou tão importante no estado do Paraná. Vocês poderão encontrar mais detalhes sobre a ação nesta newsletter.

Na defesa dos interesses dos associados e na busca por resultados com a recuperação de embalagens, o InPAR vem participando ativamente de ações propostas por todos os atores relacionados ao Meio Ambiente. Como exemplo podemos citar a Coalizão Empresarial, bem como a visita ao Ministério Público do Meio Ambiente do Paraná, ocasião na qual apresentamos ao Ministério Público as ações que o instituto vem desenvolvendo no Paraná. Na última assembléia da Coalizão Empresarial, realizada na terceira semana do mês de maio, foram discutidos os investimentos e também os detalhes referentes à 2ª fase do plano. O documento já foi entregue ao MMA em Brasília, porém não obtivemos resposta até o momento.

Outro ponto importante a ser divulgado a todos os parceiros do InPAR é que, por meio do trabalho de nossa consultoria com o Senai, estamos definindo novos investimentos voltados para cooperativas de catadores no interior do estado do Paraná. Assim que os detalhes forem definidos, voltaremos a informá-los.

Para finalizar, gostaríamos de frisar que a equipe do InPAR está sempre atenta as novas exigências do setor, mudanças na legislação e cumprimento de metas. Seguimos sempre na busca por manter os nossos associados informados e atendê-los no que tange à legislação. Em caso de dúvidas, não exitem em nos contatar.

Forte abraço,

Rommel Barion | Presidente / Instituto Paranaense de Reciclagem