Estimados associados,

a discussão sobre a importância da correta destinação de resíduos está cada vez mais presente em nossa sociedade. A preocupação em estimular as indústrias a seguir a Política Nacional dos Resíduos Sólidos envolve não apenas o setor produtivo como também o setor público.

Como um exemplo dessa atuação está a Lei Estadual 19.967/2019, que institui um Selo de Logística Reversa e será concedido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest). O objetivo principal é oferecer um reconhecimento oficial às indústrias que possuem iniciativas e ações concretas de destinação correta de resíduos e permitir que elas se destaquem no mercado como empresas preocupadas com a sustentabilidade. Nós, do InPAR, devemos participar da regulamentação que definirá mais detalhes dessa lei até que ela seja promulgada.

Como forma de chamar a atenção para as ações ligadas à reciclagem e à logística reversa também foi publicada no mês de outubro a Lei Estadual 19.979/2019, que institui a Semana Estadual do Lixo Zero no Estado do Paraná.

O InPAR também tem trabalhado para difundir informações relacionadas ao tema e envolver o maior número de indústrias possível nesse processo. A nível nacional, a instituição participa da Coalizão Empresarial, que conta com a participação de 14 associações brasileiras. No último dia 14 de novembro, foi realizada mais uma Assembleia da Coalizão e o InPAR esteve representado por sua equipe.

Após a implantação da Fase 1, a Coalizão passa por um período entre fases até a assinatura da Fase 2 do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, que visa atingir a meta de recuperar 22% das embalagens plásticas inseridas no mercado.

Além disso, o InPAR realizou, no último dia 19 de outubro, mais uma edição do Dia do Desafio Ambiental, ação que estimulou a população a levar, em troca de mudas de flores, todos os tipos de resíduos que as diversas entidades pudessem dar a destinação correta aos produtos. Ao todo foram recolhidas mais de quatro toneladas de resíduos.

Também tivemos em novembro uma importante participação no Workshop Sindiavipar, um dos maiores eventos da avicultura brasileira, e promovemos o Seminário Paranaense de Logística Reversa.

O InPAR segue trabalhando forte para atender às mudanças na legislação, exigências do setor e ampliação das ações ligadas à logística reversa. Caso haja qualquer dúvida estamos à disposição.

Atenciosamente

Rommel Barion | Presidente / Instituto Paranaense de Reciclagem