Os Sindicatos representantes do setor de Alimentos assinaram o Termo de Compromisso junto à SEMA em dezembro de 2012 para elaboração do Plano de Logística Reversa, em 2014 o SENAI foi contratado como consultoria técnica para elaboração do plano de LR do setor de Alimentos de Origem Vegetal. O Plano elaborado foi protocolado na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) no dia 08 de outubro de 2014 e aprovado pelo parecer técnico nº 09/2014.

Em 15 de dezembro de 2014 foi assinado pelos Sindicatos representantes do setor, o Termo de Compromisso para execução do Plano de Logística Reversa e responsabilidade pós-consumo de resíduos do setor industrial de Alimentos de Origem Vegetal do Estado do Paraná.

Entre março/15 e maio/15 os sindicatos representantes do setor vegetal contrataram novamente o SENAI para execução do Plano de Logística Reversa, no apoio à estruturação do Comitê Gestor de Implantação da Logística Reversa e demais ações previstas no plano de ação para o primeiro ano de implantação, após criação do referido comitê.

Em fevereiro de 2016 houve a inserção de mais dois sindicatos de origem animal, o Sindicarne e o Sindiavipar no processo de implantação da logística reversa, através de um instrumento particular de acordo extrajudicial. O plano complementar desses dois sindicatos foi elaborado pelo SENAI e protocolado junto à SEMA em dezembro de 2016

Confira o relatório completo!