Encontro debateu pontos sensíveis comuns a todos os setores para a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná 

A Coordenação do Comitê Diretor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (Pers/PR) e a Coordenação de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema/PR) realizaram, na manhã da última sexta-feira (23), uma reunião para tratar dos Termos de Compromisso e Planos de Logística Reversa do Estado do Paraná. O evento foi realizado em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), no Campus da Indústria.

O objetivo do encontro foi avaliar o progresso dos termos e planos, a partir da apresentação do diagnóstico preliminar, realizado pela equipe do Pers/PR. As entidades presentes puderam debater as dificuldades comuns aos setores, alinhar as informações e confirmar dados que foram apresentados. Estiveram presentes diversos representantes da iniciativa privada: ao todo, dezesseis sindicatos filiados à Fiep participaram da reunião – sete representados por seus presidentes.

A reunião faz parte do Panorama de Resíduos Sólidos do Estado, que constitui a Meta 2 do Pers/PR. Segundo o coordenador de Resíduos Sólidos da Sema/PR, Vinício Bruni, no momento, o Plano passa por revisão. “Nosso estado está avançado, mas os acordos precisam ter seus processos e relatórios padronizados. Nós estamos buscando construir isso junto com os setores, com diálogo e bom senso”, disse.

Para o presidente o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), é importante que a Sema/PR contribua para que todas as empresas e setores se envolvam no processo, não apenas os que já estão atualmente em acordos. “Isso cria uma situação de desigualdade com quem se esforçou e investiu desde o início. Em outubro, o Governo Federal decretou que a obrigação de implantar a logística reversa é de todas as empresas, não apenas das que fazem parte de acordos setoriais. Por isso, esperamos que o processo seja mais efetivo e justo”, pondera.

Confira a galeria com a fotos do evento: